Homenagem

CONAMP prestigia inauguração do "Memorial da Democracia" da ASMP

CONAMP prestigia inauguração do "Memorial da Democracia" da ASMP

A data, 28 de abril de 2022, acaba de entrar para a história da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) com a inauguração do “Memorial da Democracia”. Em formato de livro, o painel - que leva a assinatura da dupla Barroso Arquitetura e a designer de interiores Augusta Ribeiro, traça um panorama da luta pela democracia no processo de escolha do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPSE).

Integrantes da diretoria e do conselho deliberativo da CONAMP participaram da solenidade de inauguração.

“O memorial da democracia que hoje se inaugura na sede da ASMP, celebra uma história viva da nossa entidade de classe, marcada por dois momentos na linha do tempo, com uma proposta multimídia, oferecendo de forma perene a todos os membros do Ministério Público Sergipano e aos visitantes, textos, fotos e documentos que fizeram parte dessa vitoriosa peregrinação institucional”, declara o presidente da ASMP, João Rodrigues Neto.

Para o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Manoel Cabral Machado Neto, “o nome “Memorial da Democracia” é muito apropriado, por tornar sempre presente um passado que já houve, um passado próximo, um passado que vinha com intentos de excluir toda a iniciativa voltada para a inclusão, agregação, junção. Por isso, deve ser louvado, destacado. Deve estar sempre presente na nossa memória, tanto agora, como para as gerações futuras conhecerem essa história da nossa instituição”, pontua.

Para o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), e um dos homenageados, Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares, o “Memorial da Democracia” inaugurado na Associação Sergipana, uma das mais antigas do Ministério Público Brasileiro, tem vários símbolos e mensagens importantes para a sociedade e para a classe do Ministério Público como um todo.

“O primeiro é que ele simboliza um momento de ataques e desafios para o modelo interno da democracia da nossa instituição. O segundo é que ele chama a atenção que esse tipo de ataque não deve ser renovado, não deve ser refeito, e que aqueles que estão fitando o Memorial devem saber que a democracia é a melhor das formas da solução dos conflitos, o melhor dos sistemas de representação, e sobretudo, a maior segurança de respeito aos diferentes”.

Ainda de acordo com o presidente da CONAMP, “foi uma grande honra presenciar toda pujança de uma instituição, de uma entidade de classe e do próprio Ministério Público de Sergipe, em torno da defesa da democracia, dos direitos humanos e da dignidade da pessoa humana”, finaliza.
Homenagem

Na ocasião, a ASMP também realizou a entrega da "Comenda Valdir de Freitas Dantas", sua maior honraria, em homenagem às autoridades que contribuíram para o fortalecimento da democracia no processo político institucional do MPSE.

“A homenagem concedida a algumas autoridades que contribuíram para a conquista e a reconquista da democracia plena na escolha do Procurador-Geral de Justiça do MPSE, é uma forma justa e merecida de reconhecimento ao essencial e valoroso trabalho que desempenharam para a consolidação deste grande e glorioso feito”, destaca o presidente da ASMP.

Além do Presidente da CONAMP e do Procurador-Geral de Justiça do MPSE, também receberam as homenagens das mãos da diretoria executiva da ASMP: o Vice-Presidente da CONAMP, Tarcísio José Sousa Bonfim; o Presidente da Associação Goiana do Ministério Público, Benedito Torres Neto; a Vice-Governadora do Estado de Sergipe, Eliane Aquino, em homenagem ao ex-governador Marcelo Déda Chagas (In Memoriam); a Procuradora de Justiça e Coordenadora da Coapaz do Ministério Público de Sergipe, Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg; o Promotor de Justiça e Secretário-Geral do Ministério Público de Sergipe, Etélio de Carvalho Prado Júnior; o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Junior; o Promotor de Justiça e Diretor do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação, Orlando Rochadel Moreira e o Promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Deijaniro Jonas Filho.

Entre os nomes dos membros da diretoria executiva da ASMP que realizaram a entrega da honraria estão: a Primeira Vice-Presidente, Cecília Nogueira Guimarães Barreto, o Segundo Vice-Presidente, Solano Lúcio de Oliveira Silva; o Diretor de Relações Institucionais, Fábio Viegas Mendonça de Araújo, o Promotor de Justiça e Diretor Cultural, Luís Fausto Dias de Valois Santos; a Promotora de Justiça e Conselheira Fiscal, Talita Cunegundes Fernandes da Silva; o Segundo Tesoureiro, Francisco José de Oliveira Góes; a Promotora de Justiça e Conselheira Fiscal, Karla Christiany Cruz Leite de Carvalho; a Primeira Tesoureira, Juliana Checcuci Carballal e o Promotor de Justiça, Raul José Vieira Neto, representando o Diretor dos Aposentados, Alonso Gomes Campos Filho.

Ainda contemplam a lista dos agraciados, o Subprocurador-Geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa das Prerrogativas do Ministério Público do Rio de Janeiro, Marfan Martins Vieira e o Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Otavio Luiz Rodrigues Júnior, que por motivos de força maior não puderam comparecer ao evento, e receberão a “Comenda”, em nova data oportuna.

WhatsApp Image 2022 04 29 at 13.40.321

WhatsApp Image 2022 04 29 at 114.48.11

WhatsApp Image 2022 04 29 at 09.03.56

WhatsApp Image 2022 04 29 at 13.40.311

img galeria 411001829042022 925 o

img galeria 511001829042022 925 o

img galeria 111005029042022 925 o

 

img galeria 111011929042022 925 o

img galeria 311001829042022 925 o



Imprimir