Os membros do conselho deliberativo da CONAMP participaram, no dia 15 de junho, de reunião em Manaus, Amazonas. O encontro ocorreu de forma híbrida e houve participações virtuais. Além dos presidentes das afiliadas, estiveram presentes: o procurador-geral de Justiça Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; a corregedora do MP do Amazonas, Sílvia Abdala Tuma; e a ouvidora do MPAM, Jussara Maria Pordeus e Silva; Francisco Monteiro Barroso, representante da Comissão dos Aposentados da CONAMP; e Lauro Machado, ex-presidente da AAMP.
A reunião marcou o início das atividades do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público. O evento começou no dia 15 e vai até 19 de junho. A edição estava prevista para ocorrer em 2020, mas foi adiada por dois anos devido à pandemia da covid-19.
O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, iniciou agradecendo ao presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Alessandro Samartin, pela recepção de todo o conselho deliberativo. “É uma alegria estarmos na bela Manaus discutindo temas de extrema relevância e nos preparando para um momento agradável de congraçamento entre todos os colegas. Em todos os detalhes é possível perceber todo o carinho e dedicação da AAMP em receber a CONAMP e os membros do MP brasileiro”, afirmou Murrieta.
“É uma grande honra receber a todos, agradeço a confiança do conselho deliberativo que concedeu ao Amazonas a oportunidade de expressar a grandeza de seu povo, demonstrando a beleza do estado ao ser palco do MP brasileiro ao sediar o XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público”, disse o presidente da AAMP. Alessandro fez ainda referência ao ex-presidente da AAMP, Lauro Tavares, que começou a organizar o evento em 2020, quando à época estava à frente da associação estadual.
Pauta
Durante a II reunião extraordinária do biênio 2022-2024, o conselho deliberativo discutiu itens referente à política remuneratória, como recomposição do subsídio, valorização por tempo de magistratura, extrateto, entre outros. As lideranças associativas acompanham e apoiam a tramitação de proposições legislativas relativas aos interesses e prerrogativas das carreiras do Ministério Público brasileiro. Outro item da pauta foi a identificação de possíveis ameaças à vitaliciedade.
Quanto às atividades eleitorais do MP, os integrantes da CONAMP celebraram o atendimento da solicitação da entidade pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) de adequação da Resolução 30/2008 à Lei Eleitoral 13.165/2015. Foi ainda informado que a CONAMP está entregando a parlamentares sugestões e considerações sobre o novo Código Eleitoral (PLC 112/2021). O documento, elaborado em parceria com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), também está sendo enviado a conselheiros do CNMP.
Torneio Nacional de Futebol Society
Logo após a reunião, ocorreu o congresso técnico do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público. O presidente da AAMP anunciou uma parceria exclusiva com a Mongeral Aegon para a segurança dos promotores de todo o País que vão participar do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público. Eles terão cobertura completa de saúde, proteção para casos de invalidez permanente, causada por acidente ou doença durante a competição, e ainda o seguro de vida.
O torneio terá a presença de 48 times - que estão divididos em quatro categorias: sênior, supermaster, master e força jovem. Durante o Congresso Técnico, os atletas receberam camisas oficiais do torneio e as pulseiras de acesso.
Em 2023, a 20ª edição do torneio será organizada pela Associação Paraibana do Ministério Público.