A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público - CONAMP, que congrega mais de 16 mil associados, tomou conhecimento do assassinato de Marcelo Vásconez, membro do Ministério Público Equatoriano, e do policial Marco Ismael Moreno, integrante da escolta do membro ministerial morto hoje.
O ataque aconteceu na cidade costeira de Manta, na província de Manabí, por volta das 17h no horário local. O assassinato de sexta se soma aos outros 7 ocorridos em menos de 2 (dois) anos e reflete a escalada da violência contra as instituições que lutam pela realização de justiça. Ao tempo em que a CONAMP fica enlutada pela morte do membro ministerial equatoriano e presta sua solidariedade aos familiares e amigos de Marcelo Vásconez e de Marco Ismael Moreno, também repudia veementemente o ocorrido e se soma às demais entidades que acompanham os desdobramentos do ocorrido.
A CONAMP reafirma a sua confiança na coragem, na competência e no compromisso do Ministério Público equatoriano de luta contra a criminalidade e de defesa inabalável da democracia e da justiça.
Brasília, DF, 26 de outubro de 2024.
Tarcísio Bonfim
Presidente da CONAMP