Ocorreu nesta quarta-feira (14), durante a VII reunião ordinária da CONAMP, biênio 2024-2026, o comunicado oficial sobre o XXVI Congresso Nacional do Ministério Público. O evento será realizado de 11 a 14 de novembro de 2025 em Brasília (DF).
“Os congressos nacionais do MP são grandes oportunidades de debater sobre a instituição e de interagir com todos os setores da sociedade. Em Brasília, cidade que reúne a diversidade brasileira, iremos construir os novos rumos institucionais no centro do poder político nacional”, afirmou Tarcísio Bonfim, presidente da CONAMP.
Durante a reunião, a CONAMP assinou protocolo de intenções com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. “Brasília está preparada para receber os membros do Ministério Público brasileiro. Estamos felizes com a realização deste grande evento!”, disse Cristiano Araújo, secretário de turismo, que esteve presente na reunião.
Em breve serão divulgadas mais informações acerca do lançamento oficial, bem como a abertura das inscrições.
Além dos presidentes das associações afiliadas, participaram da reunião da CONAMP o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano; Rinaldo Reis Lima, membro auxiliar do CNMP; os procuradores do Trabalho Fábio Leal Cardoso e Sebastião Caixeta;
Regulamentação da permuta; Programa de Preparação à Aposentadoria; PEC 66/2023; e ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal, entre outros, foram assuntos da pauta da reunião.
Congresso Nordeste
O 7º Congresso do Ministério Público da Região Nordeste será realizado em João Pessoa (PB), de 04 a 06 de dezembro. A sétima edição propõe o progresso do MP brasileiro ao se debruçar sobre os desafios atuais do país: uso de novas tecnologias, combate à criminalidade e desenvolvimento regional sustentável. As inscrições estão abertas e devem ser concluídas pelo site da CONAMP.