Posse

Nilzir Soares Vieira Junior é empossado como Procurador-Geral de Justiça do MPSE para o biênio 2024/2026

Nilzir Soares Vieira Junior é empossado como Procurador-Geral de Justiça do MPSE para o biênio 2024/2026

Em sessão solene prestigiada por autoridades, colegas de instituição, familiares e amigos, o Promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Junior foi empossado, na tarde desta segunda-feira, 25, como Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe. A solenidade, realizada no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, no Edifício-Sede do MPSE, marca o início da gestão do novel PGJ para o biênio 2024/2026.

Ao assumir o cargo de Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Soares seguiu todo o ritual de praxe diante do Colégio de Procuradores de Justiça da instituição: juramento, leitura do termo de posse e assinatura. Durante a solenidade, a passagem de bastão foi simbolizada pela condecoração do novel Procurador-Geral de Justiça com o Colar do Mérito ‘Tobias Barreto’, entregue pelo PGJ Machado Neto.

Em discurso regado por emoções, Nilzir enalteceu a gestão do seu antecessor, Machado Neto, definindo-a como ‘divisora de águas’ na instituição, agradeceu o apoio dos colegas na assunção ao cargo e projetou sua gestão. “Quero agradecer a todos os amigos e amigas que muito me honram nesta solenidade, e de uma forma especial a todos os meus colegas do Ministério Público de Sergipe, que pelo voto de confiança, me entregam essa honrosa missão de chefiar a minha instituição pelo próximo biênio. Sintam-se todos vocês abraçados e estejam certos, meus estimados colegas, que empenharei todo o meu intelecto e toda a minha energia vital, para que o nosso Ministério Público se mantenha entre os melhores do país e que a gente possa obter maiores avanços. Teremos um olhar especial para o atendimento ao público, para que todos aqueles que tenham seus direitos lesados ou ameaçados tenham nas unidades ministeriais um corpo seguro, alguém a quem recorrer”, enfatizou.

Nilzir Soares Vieira Junior foi nomeado pelo Governador do Estado, Fábio Mitidieri, no dia 4 de novembro. Ele foi escolhido para o cargo em expressiva votação de 127 membros da Instituição, em eleição realizada no dia 18 de outubro. O novo PGJ assume o cargo anteriormente ocupado pelo Promotor de Justiça Manoel Cabral Machado Neto (biênios 2020/2022 e 2022/2024). O antigo gestor também fez um discurso emocionado, prestando contas dos feitos da sua gestão e desejando uma caminhada de sucesso ao novo PGJ.

“Me despeço agradecendo a todos os meus colegas que me deram a honra e confiança de assumir a Procuradoria-Geral de Justiça. Nesses quatro anos, me esforcei, dei o meu melhor, procurei ao máximo corresponder as expectativas de vocês. Encontramos esse Ministério Público com um clima fracionado, e hoje, quatro anos depois, a minha prestação de contas é só dizer que entrego o Ministério Público dentro da sua pluralidade, dentro das suas divergências que são absolutamente necessárias para o nosso crescimento. Então, em razão disso, eu quero agradecer a todos os meus colegas pelo trabalho desempenhado, trabalho esse que fez com que o Ministério Público ganhasse prêmios nacionais e prêmios de reconhecimento pela dedicação. Sou apaixonado por essa instituição, sou devotado ao que faço, sou feliz com o que realizo. Quero colaborar e muito com a gestão do Doutor Nilzir, que é um vitorioso por onde passou e será vitorioso agora, também, como líder dessa Instituição”, frisou Manoel Cabral Machado Neto.

> Discursos

A solenidade também foi marcada por discursos e entrevistas de autoridades, destacando a competência e dedicação de Nilzir ao longo de sua trajetória no MPSE e enaltecendo o legado construído pelo PGJ Machado Neto.

Governador do Estado, Fábio Mitidieri – “Quero parabenizar Manoel Cabral Machado Neto que se despede tendo cumprido uma grande missão. Agora chega Nilzir, que é outro técnico muito capacitado, que foi muito bem referendado por todos os seus pares, eleito praticamente por unanimidade, e a gente fica feliz pela grande parceria que existe entre o Governo do Estado e o Ministério Público de Sergipe. Quando todos os poderes estão em sintonia, quem ganha é a sociedade. Desejo sucesso a Nilzir, que ele possa fazer um grande trabalho, sabe que pode contar conosco, que a gente possa ter uma relação institucional respeitosa e propositiva para ajudar cada vez mais os sergipanos”, afirmou.

Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), Luis Fausto Dias Valois – “Machado Neto e Nilzir Soares souberam dar continuidade à administração sempre aglutinando e dando oportunidade aos colegas. O respeito e atenção a todos é uma marca dessa gestão que sempre demonstrou capacidade e competência para gerir o Ministério Público de Sergipe, com muita lealdade e respeito no trato a questões importantíssimas. Sua administração, Doutor Machado, é histórica, pacificou a instituição e não deixou de cuidar dos nossos aposentados, pessoas respeitadas que dedicaram bons anos da sua vida para fazer um lastro da atual Instituição”, avaliou.

Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Georges Carlos Frederico Moreira Seigneur – “Preciso destacar aqui o trabalho feito pelo Doutor Machado no Ministério Público de Sergipe. Tive a honra de acompanhá-lo, dividir o colegiado dos Procuradores-Gerais de Justiça, e sempre com sua presteza esteve nos principais debates que ocorreram em difíceis períodos que passamos. Tanto é assim que a gente verifica na própria sucessão, que hoje temos Doutor Nilzir candidato único, com votos de 127 eleitores, demonstrando o que foi apontado aqui, que é a pacificação, algo importante para o Ministério Público. Quando a gente recorda o papel do Ministério Público, ele tem inúmeras facetas, e dentro de uma ideia pacificada, facilita sua atuação em termos de unidade. Reforço aqui aquilo que é o mais importante: mantermos o Ministério Público próximo da população, disponível para atender as demandas sociais. Portanto, Doutor Nilzir, te desejo todo sucesso e sorte na sua gestão e conte conosco do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais.

Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Tarcísio José Sousa Bonfim – “Aplaudimos e vemos escrito, de forma indelével na história, o trabalho vibrante, inspirador do Doutor Manoel Cabral Machado Neto à frente do Ministério Público de Sergipe. Em sua gestão, filho de propósitos e de compromissos com os princípios institucionais, engrandeceu o Ministério Público de Sergipe elevando ao patamar de Ministério Público forte, respeitado e que cumpre a sua missão constitucional. Vossa excelência alcançou a vitória, deixando a todos nós um exemplo a ser seguido, de superação, competência, entusiasmo e elevado espírito público. De agora em diante, essa grande nau será comandada pelo PGJ Nilzir Soares, que enfrentará os desafios maiores que se apresentarão para a nossa instituição. Com entusiasmo e lembrança das caminhadas em parceria, assume esta nobre e desafiadora tarefa, baseada numa sólida trajetória associativa, que eu tenho certeza que será um importante guia para enfrentar os desafios do presente e os desafios do futuro”, destacou.

> Biografia

Natural de Pão de Açúcar (AL) e criado na cidade de Propriá (SE), Nilzir Soares possui uma trajetória profissional marcada pela dedicação ao Ministério Público de Sergipe e à promoção dos direitos humanos. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Direito pela mesma instituição e Doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes, ele ingressou no MPSE em 2003.

Ao longo de sua carreira, Nilzir Soares atuou em diversas Comarcas e em áreas estratégicas, como o combate às organizações criminosas e a defesa do direito à saúde. Foi Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (2020-2023), Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público – ASMP, além de ocupar a função de Secretário-Geral do MPSE até sua nomeação para o cargo de Procurador-Geral de Justiça.

Em reconhecimento ao seu compromisso com o Estado, Nilzir recebeu, em 2024, o Título de Cidadão Sergipano, além de honrarias concedidas por municípios como Propriá, Japoatã, Japaratuba e Tobias Barreto.

Fonte: Com informações e fotos do MPPB



Imprimir