conamp

Extinção de zonas eleitorais é tema de reunião com bancada do Nordeste

A presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, participou, no dia 20 de setembro, de café da manhã com parlamentares da bancada do Nordeste no Congresso Nacional. O encontro foi organizado pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e tratou da extinção das zonas eleitorais determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o impacto negativo da medida e a busca de soluções para evitar prejuízo à sociedade e à Justiça Eleitoral.

“Estamos lutando para que esse absurdo contra a democracia e o voto popular não aconteça. Somos contra qualquer fechamento e extinção de zonas eleitorais. Nessa luta em favor do povo brasileiro, nos unimos à AMB”, declarou a presidente da CONAMP.

“A presença de um promotor, de um juiz nas zonas eleitorais é fundamental. A nossa cultura sempre foi a de dar capilaridade à Justiça, para que ela esteja perto e acessível ao cidadão. Fechar zonas eleitorais é um retrocesso e o Nordeste é uma das regiões que mais sofrerá os efeitos da medida”, afirmou Jayme de Oliveira, presidente da AMB.

Conforme dados apresentados pela AMB, ao todo, a região Nordeste perderá 117 zonas eleitorais, em princípio.

O líder da bancada do Nordeste, deputado Júlior César (PSD-PI), agradeceu pela iniciativa da AMB e reafirmou posição contrária ao fechamento de zonas eleitorais. “No Piauí, há casos de eleitores que terão de percorrer 200 quilômetros para praticar qualquer ato em relação à Justiça Eleitoral. A economia de menos de um por cento é irrelevante para justificar a medida”, disse o líder da bancada.

Com informações da AMB

 

 



Imprimir