A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti, participou, na última segunda-feira (23), de palestra internacional no Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj) e a International Association of Prosecutors (IAP).
A apresentação ficou a cargo de Derk Kuipers, da Holanda, Secretário Geral da IAP, Manuel Pinheiro Freitas, Vice-Presidente para a América Latina e da dinamarquesa Janne Holst Hübner, Assessora de Imprensa da entidade. Completaram a mesa de debates a presidente da CONAMP, o presidente da Amperj, Luciano Mattos, e o representante da IAP na América do Sul, Manuel Pinheiro.
O debate, que teve tradução simultânea, teve início com a apresentação da estrutura da IAP. A entidade possui representatividade em mais de 170 países, conta com cerca de 2.300 associados individuais e centenas de associações e chefias institucionais ao redor do mundo. São organizadas redes de discussões de matérias especializadas, grupo de trabalho contra o crime organizado e lavagem de dinheiro, entre outros temas relevantes.
Em seguida, os palestrantes expuseram os principais objetivos da Conferência Latino-Americana que este ano ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, por gestão da Amperj no The 19th Annual Conference & General Meeting of the International Association of Prosecutors, ocorrido em Dubai, Emirados Árabes Unidos, em novembro último.
Item relevante do encontro foi a segurança institucional. O recente caso do atentado contra a vida do Promotor de Justiça Marcus Vinícius Ribeiro, do Ministério Público de Minas Gerais, e o caso do assassinato do Promotor argentino foram debatidos. CONAMP, Amperj e IAP acompanham os dois casos.
Fonte: com informações da Amperj. Fotos: Luiz Jesus