O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, integrou a delegação brasileira presente na 28ª Conferência Anual da International Association of Prosecutor (IAP), realizada de 24 a 27 de setembro em Londres, Reino Unido.
Por ser uma organização que congrega procuradorias gerais e associações de classe em 172 países que juntas chefiam e representam mais de 250.000 procuradores e promotores ao redor do mundo, pode-se dizer que a conferência tem o status de encontro mundial do MP.
A IAP tem status de órgão consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU) em matérias afetas à organização e ao funcionamento dos sistemas de justiça, especialmente as relacionadas aos Ministérios Públicos.
“O evento foi uma oportunidade de imersão para troca de experiências entre instituições de todo o mundo. Tivemos acesso a membros do MP de países de todos os continentes e discutimos estratégias exitosas de atuação, bem como deficiências institucionais. São muitas as possibilidades e ideias de melhoria do sistema Justiça no Brasil e na América Latina. Volto com a certeza de que as fronteiras estão menores a cada dia diante da importância do trabalho do Ministério Público”, afirmou o presidente da CONAMP.
Além de Murrieta, participaram da delegação brasileira o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, a presidente da Associação do Ministério Público Acre (AMPAC), Meri Cristina, o representante de aposentados da AMPAC, Admilson Oliveira, entre diversos outros membros do MP, como André Cunha (MPSP), Paloma Sakalem (MPPA) e Júlio Marcelo de Oliveira (MP de Contas DF).
De acordo com a programação do evento, foram discutidos temas como combate internacional à lavagem de dinheiro, defesa dos direitos humanos, segurança dos membros do MP, e programas de cooperação.
Posse
No dia 26 de setembro, durante a Conferência da IAP, ocorreu a solenidade de posse do presidente da CONAMP no cargo de representante da América Latina da IAP. Houve também a posse do procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, como vice-presidente da IAP. Os dois brasileiros participam do Comitê Executivo da IAP, que é composto por 30 membros.
“Estamos muito felizes com o reconhecimento do Brasil nesta cadeira e ressaltamos que a cadeira será de um líder classista. É a possibilidade de levar nossa experiência a outros centros, mas principalmente de trabalhar pela independência e segurança dos membros do MP diante de tantos desafios mundialmente impostos aos Promotores e Procuradores", afirma Murrieta.
Ainda durante o evento, a CONAMP e o Ministério Público do Ceará foram homenageados pela realização da 7ª Conferência Regional da IAP na América Latina em junho de 2023.