Internacional

Manoel Murrieta é eleito representante da América Latina no Comitê Executivo da IAP

Manoel Murrieta é eleito representante da América Latina no Comitê Executivo da IAP

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, estabelece mais um compromisso em prol do Ministério Público: o de representar Procuradores(as) e Promotores(as) de Justiça da América Latina junto à International Association of Prosecutors (IAP), que atua em contato direto com a ONU junto aos chefes de Estado e às autoridades parlamentares de 177 países.

Murrieta e o Procurador-Geral do Chile Ángel Valencia foram aprovados como representantes da América Latina do Comitê Executivo da IAP durante reunião que ocorreu em Atenas (Grécia).

“É com muita honra e alegria que assumo mais esta responsabilidade pela valorização e desenvolvimento do Ministério Público. Este é um espaço altamente qualificado para trabalhar em escala global na defesa dos membros do MP e no aperfeiçoamento de todo o sistema de Justiça”, afirma Murrieta.

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A IAP

A IAP (International Association of Prosecutors) é uma organização internacional que congrega procuradorias gerais e associações de classe que juntas chefiam e representam mais de 200.000 procuradores e promotores de 177 países das Américas, da Europa, da Ásia, da África e da Oceania.

A IAP tem status de órgão consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU) em questões relacionadas com a organização e o funcionamento dos sistemas de justiça, especialmente nas matérias afetas aos Ministérios Públicos.

Atualmente, são filiadas à IAP: 7 autoridades internacionais, entre as quais o Gabinete do Procurador junto à Corte Penal Internacional, o Mecanismo Residual Internacional para Tribunais Penais da ONU e a Agência da União Europeia para a Cooperação Judicial em Matéria Criminal – EUROJUST.

As relações da IAP com a ONU incluem a participação de seus representantes em conferências, cursos e treinamentos, bem como a publicação conjunta de documentos e livros de referência para a atuação dos Procuradores e Promotores em todo o mundo.



Imprimir